A escravatura do séc. XXI não é igual à dos sécs. XV e XVI, mas é sempre um tema que nos afeta e chama à atenção. Dantes os escravos eram usados para bem pessoal mas também nacional, atualmente a exploração das pessoas apenas enriquece os agressores.
Na nossa opinião, o conceito de escravatura define tudo o que viola os direitos de qualquer ser. Nos dias de hoje devia ser impensável submeter o Homem a atos de escravatura. Além da tortura física, a escravatura pode deixar sequelas psicológicas.
Comparando o avanço tecnológico e científico dos dias de hoje com a situação vivida na época dos Descobrimentos, este tipo de comportamento é desumano, inaceitável e bárbaro.
Se o Homem, como ser vivo, consegue descobrir e fazer coisas fascinantes e maravilhosas também consideramos que conseguirá ultrapassar e terminar este grande erro da humanidade.
É necessário consciencializar todas as pessoas para os problemas que advêm da escravatura e procurar soluções para que todos possam pegar num lápis e papel e voar livremente.
Felizmente os países têm respondido favoravelmente ao combate a este flagelo, criando grupos e equipas de combate ao esclavagismo, tendo salvado inúmeras pessoas ao longo dos anos.
Em síntese, devemos ter sempre presente que todos têm os mesmos direitos.
Texto coletivo dos Tagarelas